Empreendedorismo verde: conheça as características e veja exemplos

O conceito de empreendedorismo verde está cada vez mais presente na gestão de empresas.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Diversos grupos de pessoas que priorizam o meio ambiente e questões sustentáveis tem surgido em alto número.

Mesmo com esse conceito em alta, ainda existem muitas empresas que não se adequaram a nova realidade. Porém, é possível observar que quem não se inova com as novas exigências, perdem espaço no mercado.

Então, se você quer saber mais sobre o conceito de empreendedorismo verde, continue lendo e aprenda muito mais!

O que é empreendedorismo verde?

Através da criação ou melhorias de produtos e processos, o empreendedorismo verde visa a otimização da preservação do meio ambiente e, também, da sustentabilidade do planeta.

O que é empreendedorismo verde
Foto: El Litoral

Assim, empresas podem investir em:

  • Energias renováveis como biomassa, usinas fotovoltaicas de micro ou macro geração, eólica, hídrica etc.
  • Coibir o desperdício de alimentos, além não poder jogá-los em qualquer lixo
  • Incentivar a coleta de lixo seletiva
  • Minimizar gastos de água e energia elétrica
  • Incentivar a arborização urbana, não apenas nas ruas, mas nos quintais individuais das residências também
  • Educação ambiental
  • Entre diversas outras ações

A importância do empreendedorismo verde

Não é de hoje que a sustentabilidade está sendo visada pelas empresas. Porém, como o público mudou seus conceitos sobre o assunto, os empresários tiveram que se reinventar e passaram a aderir fortemente o conceito de empreendedorismo verde.

importância do empreendedorismo verde
Foto: iProfesional

Além disso, foi percebido que sua importância também se deu ao fato de essa modalidade ser uma maneira de encarar as oportunidades que o mercado atual vem oferecendo.

Já que além de cuidar da saúde do planeta, também fideliza clientes que estão determinados na mesma filosofia. Por isso que ao verificar as feiras e eventos, qualquer empresa que tenha esse conceito possui destaque entre as preferências dos clientes.

Quais são as características principais?

Além de sua definição literal, o empreendedorismo verde possui algumas características marcantes em seu modelo de negócio.

características principais
Foto: Lo Campus diari

Dessa forma, temos como principais características:

  • A baixa emissão de carbono
  • Inclusão social
  • Aumento da eficiência na utilização de recursos naturais

Além disso, ao tratarmos de empreendedorismo verde, neste projeto também é proposto:

  • O consumo consciente de energia elétrica e uso de água
  • Realização de separação seletiva do lixo e reciclagem
  • Utilização de energia limpa
  • Reutilização de bens
  • Valorização da biodiversidade

Exemplos de empreendedorismo verde

Hoje temos incontáveis exemplos de empreendedorismo verde espalhados pelo mundo, já que diversas empresas têm procurado se adaptar às novas exigências do público.

Exemplos de empreendedorismo verde
Foto: Entrepreneurship Campus

O ramo de franquias também tem se adequado, como o caso da Auto SPA Express que está renovando o setor de lavagem automotiva através de uma cera para evitar o desperdício de litros e litros de água.

Também é possível transferir restos mortais de seres vivos (atrás das cinzas geradas após a cremação) em árvores. A empresa Urna Bios tem realizado diversas urnas mortuárias ecológicas.

Além disso, no setor de cosméticos também temos o exemplo da utilização de matéria prima e testes de laboratório que não possuem relação alguma com animais.

O que atende perfeitamente os consumidores veganos que também está crescendo cada vez mais.

Ainda temos grandes exemplos de empreendedorismo verde nos setores da moda como o exemplo da empresa Tiê Ecológica.

Com seu nome em homenagem a um pássaro, essa marca utiliza apenas materiais de procedência orgânica para a confecção de suas peças de roupa.

Mas também podemos citar a medida que o governo francês tomou para evitar o desperdício de alimentos.

Dessa forma os supermercados e restaurantes não podem descartar produtos perecíveis no lixo, pois precisam doar esses itens para a alimentação animal ou para a produção de adubos orgânicos.

Economia ou empreendedorismo verde no Brasil

No Brasil este movimento tem ganhado força nos últimos anos. Isso porque o mercado se viu na obrigação de acompanhar as exigências do público que estão focados na sustentabilidade.

empreendedorismo verde no Brasil
Foto: RegFox

Assim, diversas ações foram tomadas pelas empresas. Seja na mudança de formas de fabricação, linhas de matéria prima, utilização de energias renováveis e também na arquitetura sustentável.

No caso da energia sustentável, tem-se visto um alto aumento na produção de micro e macro gerações de usinas individuais fotovoltaicas, por exemplo.

Andando por aí, já é possível encontrar um grande número de telhados que comportam esse produto. Sem contar as usinas realizadas no solo como a da empresa Johnsons & Johnsons.

Além disso, também vemos um alto número de telhados verdes e residências que estão apostando na arborização. Tudo em prol do meio ambiente.

Avalie esse post