Como conseguir financiamento para abrir franquia?

Uma das maiores vantagens de se abrir uma franquia é sua estabilidade, que diminui significativamente os riscos de perda do capital investido. O contraponto disso, no entanto é um valor inicial que costuma ser alto para boa parte dos interessados em um investimento.

Muitas vezes, a solução para esse impasse é um financiamento. Mas o financiamento costuma ser um processo burocrático e complicado, que muitas vezes assusta o investidor e acaba, até mesmo, fazendo-o desistir de abrir seu empreendimento.

Para auxiliar quem está em dúvida sobre este tema tão recorrente no universo das franquias, elaboramos alguns processos sobre como conseguir financiamento para abrir uma franquia com mais facilidade.

Foto: Hpa
Foto: Hpa

Saiba quanto você precisa financiar

A maioria dos bancos e fornecedores de crédito que trabalham com franquias costumam possuir linhas diferentes para diferentes tipos de gastos relacionados à abertura de uma franquia. Linhas diferentes significam taxas e condições diferenciadas para cada tipo. Se você só possuir parte do investimento, pode ser vantajoso financiar apenas o capital de giro ou a taxa de franquia e bancar o resto do próprio bolso. A diferenciação destas linhas pode garantir que você abra sua franquia sem dívidas muito altas.

Se não gosta de bancos, a franqueadora pode ser a solução

Há diversas redes de franquia que também possuem um serviço de financiamento da franquia. Pode ser uma grande vantagem para quem quer evitar bancos ou tem menos acesso ao crédito. Financiamentos de franqueadoras costumam oferecer o crédito com mais facilidade para o franqueado que quer abrir uma unidade do que grandes bancos, afinal precisam passar segurança de que acreditam em seu próprio sucesso.

Dividir o futuro

Outra forma bastante recomendada de suprir a falta de capital para o investimento não envolve bancos ou financiamentos, mas abrir mão de parte do seu negócio em troca de investimento: unir-se a um sócio. Embora a ideia possa não agradar a muitos, é uma forma de financiar seu negócio que não exige um pagamento que pode consumir seu lucro até ser quitado, e que ainda pode agregar conhecimento para seu negócio, caso seja bem escolhido. O sócio também pode possuir um acesso mais amplo ao crédito, o que pode impulsionar o seu empreendimento.

Avalie esse post