Dicas para abrir franquias home based de sucesso

Franquias que funcionam no modelo “home based”, ou seja, podem ter suas atividades executadas de casa, sem necessidade de um escritório comercial, são cada vez mais populares entre os negócios brasileiros.

Seja pela praticidade ou pelo custo reduzido, esta modalidade deve ser sempre uma opção considerada por quem está pensando em investir em um novo negócio e não possui um emprego que ocupe seu horário comercial.

Mas, apesar das vantagens, ter uma franquia home based exige alguns cuidados especiais para funcionar, principalmente porque foge dos padrões aos quais estamos acostumados. Por isso, elaboramos para você algumas dicas para abrir franquias home based de sucesso:

Trabalhar-em-casa1

– Tenha um espaço exclusivo:

Seja um quarto, caso tenha a disponibilidade, ou um cantinho qualquer, você precisa definir um espaço dentro da sua casa que seja dedicado exclusivamente ao escritório que foi montado. Neste espaço, devem conter apenas coisas relacionadas à atividade profissional, e ele só deve ser ocupado durante o período de trabalho.

– Horário de trabalho é horário de trabalho:

Defina qual é o seu horário de trabalho e siga-o à risca. Ter um negócio home based não significa que você irá trabalhar apenas quando quiser. Evite tentações de preparar um lanche na cozinha o tempo todo, ou aproveitar um momento de calmaria para tomar um banho.

– Tenha certeza de que sua casa pode ser seu escritório:

Às vezes, simplesmente não dá para abrir sua franquia em casa. Pode ser por falta de espaço ou por legislação municipal (há certos bairros que simplesmente não podem abrigar nenhum tipo de atividade comercial, pois são exclusivamente residenciais). Tenha certeza de que há condições antes de investir na franquia.

– Defina suas prioridades:

Chegou a hora que você estipulou para o trabalho, não há nada marcado em sua agenda profissional, mas há uma pilha de louça para lavar? Ela precisa ficar para depois. Assim como é importante separar o tempo e o local, é imprescindível separar as tarefas domésticas das profissionais.

– Traje de trabalho:

Estudos afirmam que, principalmente no início de uma franquia home based, é importante vestir-se de maneira exclusiva para o trabalho. Trabalhar de pijamas ou vestido como se estivesse em casa, dificulta para você a separação entre profissional e doméstico.

Avalie esse post