Google Meu Negócio: veja como usar para divulgar a sua empresa

Colocar sua empresa no Google Meu Negócio irá auxiliar os clientes a descobrirem sobre os serviços e produtos que você pode oferecer, ou seja, uma ótima ferramenta para expandir o seu negócio.

As pessoas que não estão por dentro do Google Meu Negócio estão perdendo oportunidades de divulgar produtos e serviços nas páginas de respostas do Google, ainda mais quando se possui um pequeno negócio local.

Por conta disso, resolvemos elaborar esse artigo falando sobre esse instrumento, que surgiu a pouco mais de cinco anos e que pode ajudar a expor seu produto/serviço no buscador do Google, seja para uma franquia, loja própria ou qualquer outro tipo de negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

Para explicar de forma resumida, essa ferramenta é na verdade um grande diretório de empresas criado pela Google, que a cada dia que se passa vem participando muito mais nas estratégias de marketing digital.

google meu negócio editar
(Foto: Allbiz)

Esse serviço é totalmente de graça, o que já é um enorme benefício para você cadastrar a sua empresa.

Quando falamos em ferramentas do marketing digital para pequenos negócios, o Google Meu Negócio é algo que não pode faltar, ainda mais quando se possui um negócio físico, pois com o auxílio do Google Maps, é possível que as pessoas saibam onde seu negócio se encontra.

Lembrando que você terá que criar um perfil da sua empresa (ficha) na ferramenta, onde poderá colocar o nome comercial da empresa, endereço, número de telefone, horário de funcionamento, formas de pagamento e demais informações.

E para conseguir relevância nessa ferramenta existe uma dica que pode te ajudar. Preencha todas as informações que estão disponíveis nos vários formulários existentes e campos que a plataforma oferece.

Como cadastrar o seu negócio?

Para facilitar o seu cadastro nessa ferramenta, resolvemos separar o processo em cinco passos.

Primeiramente você vai acessar o site do Google Meu Neegócio e clicar em “Começar agora” e logar utilizando as mesmas informações que você usa para acessar o Gmail.

O que é o Google Meu Negócio
(Foto: Markkit)

Em seguida você vai preencher suas informações na aba “Adicionar seu negócio”, onde precisará adicionar sua localização, nome da empresa, telefone, site e a categoria do seu mercado, por exemplo, loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos e por assim vai.

Se você não atende clientes em um local físico ou em atende por prestadores de serviço, deverá marcar “sim” na caixa onde diz “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Depois confirme sua autorização para gerenciar a empresa, ou seja, veja se todas as informações de endereço e contato estão corretas.

Após isso, você será direcionado para o seu painel de controle, porém antes de colocar suas informações para as pessoas poderem ver, você deverá colocar um código que é enviado pelo Google.

Esse código diferente do que muitos pensam, chega via correios, podendo demorar entre 7 a 15 dias úteis.

Colocando o código, você vai ver um banner vermelho na parte superior da tela com um botão falando para confirmar agora. Você vai clicar nesse botão e seguir os passos na carta enviada pelo Google.

Para finalizar, basta você adicionar mais informações em sua página recém-criada.

Como editar informações da empresa?

Para editar as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é muito fácil, basta abrir o aplicativo da ferramenta em seu smartphone, tablet android ou computador.

como cadastrar a empresa
(Foto: Posicionamiento Web Systems)

Clique em informações e, em seguida, naquelas que gostaria de alterar e caso você queira encontrar mais dados, basta apertar em Ver tudo.

Não se esqueça de apertar em aplicar a cada alteração que você realizar para que elas sejam salvas.

Suporte do Google Meu Negócio

Caso esteja com dificuldades em utilizar a ferramenta, você pode contatar o suporte da ferramenta, onde poderá tirar várias dúvidas, como por exemplo:

  • Novidades do Google Meu Negócio
  • Como utilizar essa ferramenta para prestadores de cuidados de saúde
  • Como interagir com os clientes, seja por comentários, bate – papo entre outras opções de comunicação
  • Como gerenciar a (s) página (s) da minha empresa
  • Como adicionar fotos na minha página

Como podemos ver, o suporte dessa ferramenta pode ser mito útil, pois conseguem tirar dúvidas que qualquer um pode possuir ao cadastrar um negócio.

Dicas sobre categorias do Google Meu Negócio

É normal que você queira mudar sua categoria no Google Meu Negócio, afinal, o ideal é que as empresas estejam sempre inovando, mas o recomendado é que o empreendedor foque apenas em um nicho de mercado.

Mas se por acaso você necessite mudar de categoria, basta acessar a plataforma, selecionar o seu negócio e clicar no ícone de lápis ao lado da sua categoria principal.

Você pode tanto editar ou adicionar uma nova categoria. E lembre-se, aperte em aplicar para que a (s) alteração (os) sejam realizadas com sucesso.

As categorias são muito importantes para chamar a atenção dos consumidores que estão em busca de um determinado produto ou serviço.

Avalie esse post