Vantagens e desvantagens de investir em franquias

Como todo tipo de empreendimento, existem vantagens e desvantagens em investir nas franquias. Isso por que todo novo negócio tem seus riscos, principalmente se você não estiver preparado ou não souber lidar com os obstáculos que aparecerão no seu caminho.

Por outro lado, com algum  estudo de mercado e das opções de franquias disponíveis, esse pode ser um ótimo investimento. Entenda melhor ou prós e contras da franquia e faça o seu dinheiro render:

Veja também: Melhores franquias para abrir em 2016

vale a pena investir em franquias
Entenda as vantagens e desvantagens das franquias antes de investir (Foto: Forex Coin)

Investir em franquias vale a pena?

A escolha do investimento ideal depende muito das suas necessidades e da região onde se planeja abrir um negócio. No caso das franquias, o franqueador permite que o franqueado faça uso da marca, permitindo associar o seu negócio a grandes empresas e a imagem que elas tem no mercado.

Ou seja, se a companhia tem uma boa imagem no mercado, ao abrir a sua franquia da loja, as pessoas irão associar os benefícios da marca com a sua loja.

Porque investir em franquia  é um bom negócio

Além da possibilidade de iniciar o seu negócio com uma marca conhecida no mercado, o que aumenta a credibilidade do seu negócio, no sistema de franquias os franquados contam com apoio, treinamento por parte dos franqueadores e um completo plano de negócios.

O franqueado também consegue atender melhor o mercado, pois já sabe quais produtos fazem ou não sucesso e tem acesso à informaçoes sobre os seus concorrentes e clientes, outro ponto a favor, é que você sabe exatamente quanto vai gastar para montar o seu negócio, qual o retorno e uma média de faturamento, além de ter a diminuição dos custos em publicidade, por exemplo, pois são rateados, isso atrelado a independência jurídica e financeira.

vantagens-e-desvantagens-de-investir-em-franquias
Foto: Acieg

Confira: ABF FRANCHISING EXPO 2016 – Feira de Franquias

Desvantagens de investir em franquias

Mas como nem tudo são flores, esse tipo de empreendimento também possui algumas desvantagens, que em alguns casos podem impactar o seu negócio de maneira significativa, dependendo do tipo de investimento pelo qual você optar.

Nesse sistema de negócio o franqueado possui pouca flexibilidade e controle, sendo que as franqueadoras estão sempre atentas para ter certeza de que os franqueados cumprem com as regras e obrigações , mantendo o tipo de gestão que padrão, sendo que muitas vezes a rede é responsável por decidir a localização do seu negócio, podendo ou não fazer uso das sugestões do franqueado.

Outro fator decisivo nas suas vendas e que pode afetar o seu negócio, são as falhas de sistema. Por isso, é importante pesquisar e analisar bem as suas opções antes de fechar negócio.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens das franquias, é só decidir qual o melhor tipo de negócio para você!

 

Avalie esse post